Roteiro destinado para um estudo aprofundado do conteúdo, para maiores informações entre em contato com o professores.
Volume 2 Unidade 1
Nesse tema, vamos estudar
os vários significados de cultura e como ela se tornou um produto em nossa
sociedade a ser comercializado. Para tal, pesquise tais palavra- chaves:
Cultura:
Etnocentrismo:
Relativismo:
Indústria cultural:
Cultura de massa:
Alienação:
Existem diversos tipos de
definição que atribuímos ao termo “cultura” e que o profissional que faz essas
definições são os antropólogos na maioria dos casos. Todavia, nossa ambição em
buscar riquezas e em adquirir capital em tudo aquilo que produzimos e nesse
ponto no que somos, a indústria conseguiu transformar a cultura do individuo em
algo comerciável. Agora, com a ajuda da internet (vídeos, sites de busca e o
professor de plantão) faça o que se pede nas questões a seguir.
1) No conceito de
cultura, temos a definição que aprendemos em nosso cotidiano (senso comum) e um
que se baseia nas ciências sociais. Busque defini-las e dar exemplos abaixo.
3) Assinale a alternativa
correta sobre indústria cultural:
a)
É uma grande indústria que produz um determinado tipo de produto chamado
cultura. Ela foi desenvolvida por Karl Marx.
b)
É uma concepção de que fazer arte e cultura é uma ferramenta que pode ser
vendida no mercado, como filmes e músicas. Tal conceito foi feito pelo Adorno e
Horkheimer.
c)
É quando algo atinge um grande número de pessoas ao mesmo tempo, como novelas e
telejornais, tal conceito foi caracterizado pelo sociólogo Emile Durkheim.
d)
De acordo com o antropólogo Strauss, é quando a cultura tornar uma estrutura
carregando símbolos e sistemas próprios utilizados pela sociedade para venda.
Volume
2 Unidade 2
Nesse tema, vamos buscar
nas raízes históricas humanas, como começou a desigualdade (racial, de gênero,
social entre outras) e entender como chegamos na situação atual buscando
refletir o que fazer para mudar tal situação. Para isso pesquise os seguintes
conceitos:
Desigualdade:
Poder:
Raça:
Etnia:
Diferença:
Estratos:
As desigualdades são
temas muito abrangentes como podemos perceber pelos exemplos acima e na busca
de conceitualizar as palavras acima, caso deseje, existe uma sequencia de
vídeos no youtube sobre tal tema que ajudará a entender:
Link da videoaula: https://www.youtube.com/watch?v=SC4dO48jA7g&list=PL-az-sQUuuwaLWmaOeeHRR4FWLsCmp4s1&index=8&t=0s
(visualizado dia 16 de Junho de 2020)
É uma sequência de 4
vídeos que trabalham sobre o tema. Agora, com a ajuda da internet (vídeos,
sites de busca e o professor de plantão) faça o que se pede nas questões a
seguir.
2) Observe a imagem
abaixo e assinale a alternativa que correta que corresponda ao tipo de
desigualdade demonstrada:
b)
Desigualdade de gênero
c)
Desigualdade social
d)
Desigualdade histórico
3)
Observe a seguinte trecho da constituição brasileira e responda a seguinte
pergunta.
Art. 5o
Todos são iguais
perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se
aos brasileiros e
aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à
liberdade, à
igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
[...]
XLII – a prática
do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à
pena de reclusão,
nos termos da lei;
[...]
BRASIL. Casa
Civil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>.
Acesso em: 10 set. 2014.
De
qual tipo de desigualdade este trecho busca combater? Cite passagens da
constituição para basear suas posições.
Volume
2 Unidade 3
Nesse
tema, vamos estudar um dos, senão o maior mal que aflige nossa sociedade que é
a violência em toda a sua amplitude. Defina os conceitos abaixo para iniciar o
estudo.
Violência:
Iniquidade:
Física:
Psicológica:
Crime:
Doméstica:
A
violência está em nossa sociedade desde o início da civilização, abrangendo
vários setores e pessoas, para lhe orientar no que é fundamental para este tema
.Agora, com a ajuda da internet (vídeos, sites de busca e o professor de
plantão) faça o que se pede nas questões a seguir.
1)
Diferencie a violência psicológica da física.
2)
Observe a charge abaixo e defina o que é violência simbólica e dê um exemplo.
3)
Pesquise sobre a Lei nº11.340 e faça um texto comentando os motivos dela ser
importante e quais são as dificuldades de serem implantadas com máxima
eficiência.
Volume
2 Unidade 4
Nesse
tema, vamos abordar o que são movimentos sociais, como eles surgiram e qual a
motivação de continuarem existindo. Será que você não faz parte de um movimento
social e nunca percebeu? Para tal, pesquise as palavras-chave abaixo:
Social:
Ação:
Direitos:
Deveres:
Cidadania:
Constituição:
Todos
nós somos cidadãos brasileiros, independente de cor, raça, sexo ou religião;
detentores de direitos e deveres colocados em nossa constituição nacional e que
nos direciona para uma convivência exemplar e segura garantindo uma vida digna
a todos nós. Por certo queríamos que fosse assim, e não precisássemos nós mesmo
levantarmos para lutar diariamente por isso. Agora, com a ajuda da internet
(vídeos, sites de busca e o professor de plantão) faça o que se pede nas questões
a seguir.
1)
Quais são os tipos de direitos que existem? Depois da constituição de 1988
criou-se mais 3 divisões, cite quais são.
2)
Houve um período em nossa história de 1964 até 1975 que a democracia foi
substituída por outra forma de governo. Qual é esse governo?
3)
Os movimentos sociais podem ser compreendidos como as ações, de caráter
coletivo, que reivindicam direitos para a população ou para segmentos dela,
como trabalhadores, mulheres, negros, LGBTs etc. Isso porque como toda ação tem
reação, um direito negado ao seu povo gera indignação e desejo por buscar
justiça pela população alvo, com isso nascem os movimentos sociais. Pesquise um
movimento social e escreva sobre ele aqui. (No enunciado é citado alguns)
Nenhum comentário:
Postar um comentário