quarta-feira, 29 de julho de 2020

ACC- Curriculum Vitae


ACC de Sociologia- Curriculum Vitae

Olá, alunos do CEEJA, já se perguntaram porque devemos entregar currículos nas lojas e estabelecimentos para conseguir uma entrevista de emprego e com um pouco de relacionamento, sorte, experiência e tantos outros fatores, conseguir a vaga desejada e porque não almejar um cargo melhor?
A história nos mostra diversas evidências da existência do “curriculum” (que significa caminho, trajeto, percurso) alguns historiadores apontam (Todd Lempicke) para Leonardo da Vinci que elaborou o primeiro currículo em 1482, todavia outros não atribuem um criador, mas sim uma mudança social, econômica e também religiosa nesse ponto. Segundo Maria Aparecida da Silva em seu artigo “História do Currículo e currículo como construção histórico-cultural” que foi o mercantilismo, abrangendo o calvinismo que criou os primeiros currículos, segundo a autora as escolas da época, buscavam realizar os currículos dos alunos, afim de anexar suas notas e demais registros dos alunos, enquanto estavam ali e depois usariam para divulgação tanto do aluno como da faculdade. Assim, o aluno deveria terminar o curso para almejar um emprego que a própria faculdade o indicaria por ser indicado e o currículo seria o fator culminante nisso. Todavia, algo mudou na sociedade que transformou o currículo, a transição do mercantilismo para o capitalismo que conhecemos.
No capitalismo, houve a divisão de classes (ou pelo menos a percepção dessa existência) e assim, a divisão escolar entre os proletários e a burguesia dava-se principalmente pelo currículo, para os proletários, um currículo focado no mercado de trabalho e em como trabalhar com a máquina. Enquanto que o burguês teria seu currículo voltado a administração e gestão de empresa, podemos pensar nesse currículo naquilo que era esperado que tal aluno desempenhasse quando terminasse a escola, da mesma forma que um lavrador que planta e espera a colheita render ou um trabalhador que acorda cedo e vai ao serviço esperando pelo salário no final do mês, além é claro, de ver seu trabalho render.
Assim, o currículo começa a tomar proporções junto com a escola, onde de um lado o aluno estuda e demonstra esforço o suficiente para conseguir o tão sonhado diploma e assim estar qualificado ao mercado de trabalho e do outro lado temos a escola que deve disponibilizar as ferramentas necessárias para que o aluno consiga alcançar a meta estabelecida pelo órgão dominante (Estado/ país) e depois da certificação emitir ao aluno o diploma que será constado no currículo dele.
O currículo da mesma forma que a nossa sociedade, passa por várias transformações e tópicos são acrescentados e outros são retirados dependo da sociedade, todavia ele é essencial para uma apresentação, já que o capitalismo o utiliza para “vender seu peixe” sendo esse a primeira demonstração de sua personalidade. E nesse ponto entra o que devemos colocar num curriculum vitae nos dias atuais. Segue abaixo 4 links para você estudar:





Nesse sentido, quais são os pontos fortes, valores e ideais que você considera apropriados colocar em um currículo? Se eles são a porta de entrada para muitas empresas, o que será que falta em nosso currículo para alcançar a nossa vaga que acreditamos estar destinada a nós não é mesmo? Para tal, vamos as atividades e logo abaixo deixarei as referências para um aprofundamento no conteúdo.

Atividades:

Deverão ser feitas em uma folha separada para ser entregue ao professor de Sociologia afim de validá-la, não se esqueça de pegar o passaporte.

1-Quando podemos dizer que surgiu o curriculum vitae? Quais eram suas características?

2- Por qual mudança os currículos passaram? Ela ainda perdura ou já teve alteração?

3- Conte um pouco de sua experiência de quando foi entregar seus primeiros currículos, foi bem recebido? Disseram algo sobre seu currículo? Ele teve alguma importância na hora do contrato?

4- Agora é mão na massa, faça um currículo e veja sob o olhar de um funcionário do Recursos Humanos (RH) quais são os pontos fortes e quais que deve melhorar no currículo.


Referências bibliográficas:
GRANATO, Luísa. Você deveria fazer o currículo do jeito que Leonardo da Vinci fez em 1482. 2018. Disponível em: https://exame.com/carreira/voce-deveria-fazer-o-curriculo-do-jeito-que-leonardo-da-vinci-fez-em-1482/. Acesso em: 29 jul. 2020.

SILVA, Maria Aparecida da. História do currículo e currículo como construção histórico-cultural. 2006. Disponível em: http://titosena.faed.udesc.br/Arquivos/Artigos_textos_historia/Curriculo.pdf. Acesso em: 29 jul. 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário