Roteiro destinado para um estudo aprofundado do conteúdo, para maiores informações entre em contato com o professores.
Volume 1 Unidade 1
Nesse tema vamos estudar
o conceito de senso comum e de senso científico além de compreender sobre o que
seriam as ciências sociais. Busque no dicionário os seguintes conceitos.
Senso comum:
Conhecimento científico:
Ciência:
Antropologia:
Sociologia:
Política:
Agora, com a ajuda da
internet (vídeos, sites de busca e o professor de plantão) faça o que se pede
nas questões a seguir.
1- Quais são as
diferenças entre o senso comum e o conhecimento científico? Dê exemplos.
2- Assinale a alternativa
correta em relação ao exemplo de conhecimento científico:
a)
Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.
b)
O conhecimento científico é tudo o que é dito em rodas de conversa e na internet sem
nenhum critério.
c)
Quando baseamos nosso conhecimento em critérios de análise e procedimentos
preestabelecidos utilizando de métodos para chegar em veredicto.
d)
As nossas crenças e nossos hábitos presentes em nossos cotidianos são o
verdadeiro conhecimento e que são apresentados a nós como o senso científico.
3- Política é qualquer
ato que façamos em um meio social que irá interferir na vida alheia ou a nossa
própria vida. Quais ações podemos então, caracterizar como “ato político”?
Volume 1 Unidade 2
Nessa Unidade vamos
estudar o nascimento da disciplina da Sociologia e vermos que existe um
cientista dentro de você, pronto para emergir em um mar profundo de
conhecimento. Para isso pesquise no dicionário os seguintes conceitos:
Trabalho:
Revolução:
Mais- valia:
Emprego:
Manufatura:
Humanismo:
Com essas palavras,
conseguimos ter uma orientação do como surgiu a Sociologia, agora, com a ajuda
da internet (vídeos, sites de busca e o professor de plantão) faça o que se
pede nas questões a seguir.
1- Qual a diferença entre
trabalho e emprego?
3- Duas grandes
revoluções influenciaram a criação da Sociologia. Uma delas ocorreu na
Inglaterra em meados de 1780 e trouxe profundas mudanças econômicas e sociais,
alterando dramaticamente o cenário do trabalho. Outra grande revolução ocorreu
na França no final do século XVIII e trouxe mudanças políticas e nos direitos
humanos. Assinale a alternativa correta em relação a essas duas revoluções:
a)
Revolução Francesa e Revolução Gloriosa.
b)
Revolução Inglesa e Revolução Puritana.
c)
Revolução Industrial e Revolução Gloriosa.
d)
Revolução Francesa e Revolução Industrial.
Volume 1 Unidade 3
Um dos aspectos
essenciais na Sociologia é a compreensão da participação do indivíduo na
sociedade, nas relações e nas desigualdades, e três sociólogos se destacaram
neste trabalho tornando-se os pilares da Sociologia. Para entender melhor pesquise
tais conceitos:
Classe social:
Produção:
Ação social:
Fato Social:
Dominação:
Os nomes dos três
sociólogos principais são Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber. Sendo assim,
com a ajuda da internet (vídeos, sites de busca e o professor de plantão) faça
o que se pede nas questões a seguir.
1- Diferencia as duas
classes principais da luta de classes de Karl Marx e mencione qual é a classe
intermediária. Qual delas é a detentora dos meios de produção?
2- Fato social é a linha
teórica desenvolvida pelo sociólogo Emile Durkheim que visava orientar o
indivíduo para as regras e normas da sociedade e que deveriam ser estudadas,
para tal, dividiu o fato social em três características. Assinale a alternativa
correta em relação as tais características.
a)
Coercitivo, externo e individual.
b)
Liberal, externo e geral.
c)Coercitivo,
interno e individual.
d)Coercitivo,
externo e geral.
3- Leia o seguinte
trecho:
A ação social
[...] orienta-se pelo comportamento de outros, seja este passado, presente ou
esperado como futuro [...]. Os “outros” podem ser indivíduos e conhecidos ou
uma multiplicidade indeterminada de pessoas completamente desconhecidas (“dinheiro”,
por exemplo, significa um bem destinado à troca, que o agente aceita no ato de
troca, porque sua ação está orientada pela expectativa de que muitos outros, porém
desconhecidos e em número indeterminado, estarão dispostos a aceitá-lo também,
por sua parte, num ato de troca futuro).
WEBER,
Max. Economia e sociedade. Brasília: UnB, 2000, p. 13-14.
De acordo com texto, o
comportamento é o orientador para a ação social, e para isso, teríamos três
tipos: a emocional, a tradicional e a racional. Vendo as imagens a seguir,
defina quais delas são:
________________________________ |
Volume 1 Unidade 4
Nesse tema, veremos os
estudos sobre as relações sociais como se dá o processo do conviver, além de
entender como nós conseguimos criar as instituições sociais com regras próprias
além de outros conceitos, para isso defina os conceitos a seguir:
Socialização:
Relações:
Instituições:
Ideologia:
Educação:
As relações sociais existentes
que acabam criando em seu processo as mais variadas instituições sociais com regras,
condutas e objetivos próprios volta a nós pelo estudo da Sociologia com as
reflexões sobre o funcionamento e como algumas conseguem manter-se por gerações
enquanto que outras tem pouca duração. Agora, com a ajuda da internet (vídeos,
sites de busca e o professor de plantão) faça o que se pede nas questões a
seguir.
1- Existem diferentes
processos em que a socialização ocorro, uma delas é a socialização primária.
Assinale a alternativa correta com um exemplo deste processo de socialização:
a)
Amigos
b)
Família
c)
Colegas de trabalho
d)
Vizinhos
2- Imaginamos a seguinte
situação, você está andando pelo centro da cidade entregando currículos e
alguém chega ao seu lado na rua e diz que não pode entregar currículo naquele
ambiente pois são as normas da empresa dele. De acordo com o que você estudou
nesse tema, a afirmação do sujeito está correta? Justifique sua resposta.
3- Observe a seguinte
frase:
A
arma mais poderosa nas mãos do opressor é a mente do oprimido.
–
Stephen Biko (1946-1977)
Ativista
político sul-africano
Descreva a partir dessa
frase o papel da ideologia nas mãos de um opressor e dê exemplos que ocorrem em
nossa sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário